213.CONVÍVIO-2015.Vieira do Minho

Vieira do Minho 11 de Julho 2015
Convívio organizado pelo Manuel Jesus FREITAS Vieira (Boinas Pretas) que estabeleceu a seguinte agenda:
  • 11h00 - Missa, na Igreja Paroquial de Vieira do Minho, em sufrágio dos mortos da C.Caç.2418
  • 12h00 - Cerimónia junto ao Monumento aos Combatentes, na Praça Dr. Guilherme de Abreu, onde foi colocada uma coroa de flores seguida da homenagem aos mortos da C.Caç.2418 e de 21 Vieirenses mortos em combate. Presentes, para além dos ex-militares da C.Caç.2418 e suas famílias, o Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, Eng.º António Cardoso, a Presidente da Assembleia Municipal, DrªNeli Pereira, o Presidente do Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes, Coronel da Cavalaria, João Paulo Amado Vareta, Vereadores da C.M., representantes das diversas Juntas de Freguesia e o Comandante da GNR local. Foram proferidas diversas mensagens, pelas principais entidades e pelo nosso Ex-Comandante Acácio Tomás, que mereceram o nosso agradecimento e aplauso.
  • 13h00 - Almoço e convívio no restaurante.
Colaboraram neste evento o Neto, Oliveira e Lourenço que se dedicaram em contactar as presenças para este dia e local.

Seguem-se as palavras, do nosso Ex-Comandante Acácio Tomás, que foram proferidas durante a cerimónia na Praça.
(Depois de nomeadas todas a edilidades presentes, militares e família, segue-se a intervenção).
Minhas Senhoras e meus Senhores:
Em meu nome e dos Ex- militares da Companhia de Caç.2418 apresento a todos Vós, as nossas respeitosas saudações e agradeço a oportunidade de prestarmos, em conjunto, esta homenagem aos 21 ex-militares, naturais do Concelho de Vieira do Minho, que faleceram nas Guerras Coloniais da Guiné, Angola e Moçambique.
Durante a Eucaristia, que há pouco terminou, recordámos, também, os 4 mortos que sofremos durante a nossa Comissão em Moçambique e mais aqueles que já nos deixaram, depois do nosso regresso, em 1970 (há 45 aos).
Nunca será demais lembrar quem deu TUDO o que, de maior valor, tinha… a sua VIDA.  
Como reforço destas palavras, acho que vêm a propósito ler as que foram escritas, por um grande Amigo da C.Caç.2418, Major Artur Beirão, que foi Oficial de Operações, 2º Comandante do B. Caç 1936, do qual dependemos durante os primeiros 10 meses da nossa Comissão, quando tomou conhecimento da Mina que, em Maniamba no dia 14 de Agosto de 1969, nos fez sofrer 3 mortos e 10 feridos, alguns muito graves.  (segue-se a leitura do aerograma do Major Beirão)

NOTA:
O Ex-Comandante Acácio Tomás tinha preparada uma pequena intervenção, no decorrer do nosso almoço, de  agradecimento aos "mordomos" do convívio e aos colaboradores principais das nossas páginas no Facebook e Blogue. Diversas circunstâncias impediram tal ensejo.



Fernando Carvalho - Desde já os meus parabéns ao FREITAS que se esmerou na organização do nosso encontro em todos os aspectos. Uma vez mais ficou afirmativamente marcada a unidade, a amizade, a felicidade que estes encontros nos proporcionam. Este encontro é mais uma página, muito positiva, da nossa história. Parabéns!


Fernando Lopes - Foi efectivamente uma jornada de bom convívio, recordando coisas um pouco esquecidas e revendo velhos amigos. Pena foi muitos não terem podido participar, naturalmente por motivos que julgo ponderosos. Parabéns ao FREITAS por este convívio tão bem organizado.

Carlos Neto - Confirmo as declarações de Fernando Carvalho e mais digo que quando virem o filme que vai oportunamente poder ser visto por todos, sem dúvida alguma que o Freitas está de PARABÉNS e obrigado Freitas pelo excelente trabalho que foi esta nossa festa convívio da C.Caç.2418 em Vieira do Minho.

Acácio Tomás - Felicitei pessoalmente, o Freitas Vieira , "Mordomo" da Festa por ter conseguido reunir todas as principais Personalidades e Autoridades do Concelho. Quero repetir aqui o elogio....


Francisco Lopes - Concordo com os comentários ao nosso convívio. O Freitas trabalhou muito e bem pois não é nada fácil conseguir o apoio das forças vivas da Autarquia, Liga dos Combatentes e ainda da GNR. Do meu ponto de vista faltou a palavra do Comandante da Companhia no final do almoço agradecer todo o trabalho na organização do evento. Todos os actos realizados bem enquadrados e bem acompanhados ao som do Violino do neto do nosso querido e estimado Alferes Carlos Maldonado Neto. Um abraço e os meus agradecimentos a todos pelo excelente convívio que em tempo de dificuldades para todos contribuiu para relembrar e reforçar a amizade e o bom ambiente que todos partilhamos.

Acácio Tomás - Aceito o reparo da falta de agradecimento ... Costuma ser meu hábito agradecer no final, aos "modormos" (e ajudantes nos contactos ). Aquele incidente, com a "indisposição" de um dos participantes, alterou-me os planos.... Contudo, como já referi noutra mensagem, FELICITEI PESSOALMENTE O FREITAS, pela organização e o facto de ter conseguido a presença de todas aquelas Personalidades.
































































Sem comentários:

Enviar um comentário