009.MASSANGULO - 2010 e 2014

MASSANGULO DE HOJE
Ao longo dos tempos (já lá vão 46 anos) aquela zona, onde nós vivemos entre Ago68 e Jul69, foi objecto de grandes modificações e melhoramentos, especialmente nas infraestruturas. Estradas asfaltadas ligando Mandimba a Massangulo e a Lichinga (Vila Cabral). Muitos aldeamentos utilizando blocos, para construção das suas casas, dando lugar às palhotas que conhecemos.
Massangulo é agora uma Vila e a Nª Sª da Consolata, onde pensamos que já não existe a "Missão", tornou-se num santuário, monumento nacional  e destino das peregrinações do Niassa.
Tudo isto não melhorou o nível de vida das populações, segundo os relatórios da Diocese de Lichinga e outros documentos e comentáios que encontramos na Net. Talvez possamos afirmar que, no periodo da nossa presença, viveriam melhor ou teriam menos carências. 
Algumas fotos recentes e cedidas pelo companheiro A.Castro, da C.Cav.2415, que esteve em Lione durante o mesmo período da nossa companhia, mostram o figurino actual daquela região. Massangulo muito diferente das nossas imagens de então. A mesma companhia (CCav2415) também nos cedeu fotos do nosso aquartelamento, em Massangulo, destruído e abandonado. Lamentável este desperdício numa zona tão pobre!



 

Actual aldeamento de Massangulo
A Escola Primária, fazendo parte das estruturas da Missão, num estado ruinoso

Zona do Caracol
Caracol
Caracol
 Fotos recolhidas em 2010, pelo companheiro A.Castro, da C.Cav.2415, mostram o nosso aquartelamento num estado lastimoso de ruína. Um outro militar, Manuel Costa, comenta: "Constato com tristeza que a caserna onde dormi se encontra em ruínas. Parece que a Frelimo sentiu prazer em destruir aquilo que lhes poderia ser útil. Foram burros! 

 
 
Não podemos deixar de manifestar a nossa tristeza com estas imagens!

Uma outra foto recolhida, pelo mesmo companheiro, nas ruínas do aquartelamento de Massangulo, representa a nossa companhia C.Caç.2418 com um nome "Nunes Silva" e data 23.10.1968. 
Notável registo (na pedra) da nossa presença naquele local. Quem será este Nunes da Silva? O espanhol? Vamos averiguar!



Consta da nossa Base de Dados um militar de nome Manuel NUNES DA SILVA, de Baião, que admitimos ter sido o autor desta gravação (ainda não foi possível o contacto com este companheiro). Nesta mesma imagem podemos ver gravado "ESPANHOL" como era conhecido o António Fernandes da Silva, de Chaves, do qual tivemos a confirmação da gravação, da sua alcunha, por ele mesmo (11.07.2015).
Também foi possível recolher alguma informação sobre Catur (Itepela) cuja estação está completamente abandonada, em ruínas e possivelmente desactivada.



Não podemos deixar de manifestar a nossa tristeza com estas imagens!

MASSANGULO - 2014
Algumas imagens recolhidas do Google Earth mostram a configuração actual do local que foi nossa residência de 15.Ago.68 a 21.Jul.69.


   


INFORMAÇÃO:

Todos os comentários aqui registados serão integrados, posteriormente, no texto a que os mesmos se referem.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário