135.ÁLBUM-David Carronda (3ºGC)

 

David Pereira CARRONDA

Furriel Miliciano – Atirador

 

C.Caç.2418 - 3º Grupo de Combate, sob o comando do Alferes Carlos Ferreira Gomes, conjuntamente com os Furriéis Manuel Ladeiro e António Patrício.

Iniciei a vida militar, a 10 de Abril de 1967, em Caldas da Rainha no Regimento de Infantaria Nº.5, onde tirei a recruta como soldado instruendo.

Depois fui colocado em Tavira, no CISMI (Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria), a 25 de Junho de 1967, onde tirei a Especialidade de Atirador de Infantaria. Em Setembro, desse mesmo ano, fui colocado em Castelo Branco, sendo responsável por duas recrutas, com o posto de Cabo Miliciano.

Entretanto fui chamado para frequentar o Curso de Minas e Armadilhas em Tancos, na Escola Prática de Engenharia.

A Junho de 1968, fui mobilizado, fazendo parte da C.Caç.2418, com destino a Moçambique. De imediato fui integrado no I.A.O. (Instrução de Aperfeiçoamento Operacional) que decorria no B.C.10, em Chaves, que incluiu a prática com ”fogos reais”. Eu e todos os meus camaradas ganhamos experiência para o que nos esperava em Moçambique. Todos nós, Companhia de Caçadores 2418.

Embarcamos a 23 de Julho de 1968, no navio VERA CRUZ, passando por Luanda (1 Ago), Lourenço Marques (8 Ago), Nacala (13 Ago). Chegamos a Massangulo a 15 Agosto 1968.

No regresso embarcamos na Beira, a 22 Ago 1970, no navio NIASSA e atracamos em Lisboa a 16 de Setembro.

Neste período, o que recordo com mais carinho é a camaradagem e a entreajuda de todos os elementos da nossa companhia. Tal sentimento perdura entre nós, até aos dias de hoje, com os nossos convívios anuais, com o livro, com o blog e os contactos efectuados entre nós. 

Sentimento bonito e puro!

 O meu Bem Haja e admiração a todos!

David Pereira Carronda

Apresento-me!

No I.A.O. (Instrução de Aperfeiçoamento Operacional) no BC10, em Chaves,
 com o Ladeiro, Ferreira Gomes e Patrício
.

A minha Secção

Em cima: Lino, Eu, Ferreira Gomes e Ladeiro
Em baixo: Lopes e Patrício.



O transporte que servia para nos levar até às zonas de operações
e que também servia para transportar os residentes naquela localidade.

Momentos de convívio!

Com o Sarg. Alves

Na refeição com Cap.Tomás, Alf.Gama e Neto, Sarg.Alves e Eu.

O nosso companheiro o "CABEÇAS"



Esta maravilhosa Igreja estava incluída no complexo da Missão de Nª Sra.da Consolata, Massangulo. Neste local, rodeado de jardins, árvores de furto e outros plantios, passeávamos repousando e preparando-nos para a operação seguinte.

Eu, com o Carvalho, na Missão NªSra.Consolata

A Missão era local de repouso entre operações.
Ladeiro, Lopes, F.Gomes e Eu. À frente o Balagueiras.

Estou acompanhado do Alf. José Carlos Henriques.




Sempre a acompanhar as nossas equipas, algumas vezes jogando,aqui estou com o estatuto de treinador?


Um explosivo perigoso.

Cuidado!

Experiência de comunicações com aparelho que muitas vezes não funcionava.


Preparados para a OPERAÇÃO S.JORGE-Base de Catur

Rumo à Base de Catur

Avançar... temos muito que caminhar...

Material capturado nesta operação.

Em Vila Cabral... uma cervejola!

Maniamba - "apartamentos" dos nossos Cabos e Soldados.

Maniamba, na povoação, com o Costa Pereira.

Maniamba: sala de refeições.
Pinela, Agapito, Cap.Tomás, Eu, Patrício.

No mesmo local, da esquerda para a direita:Balagueiras, Costa, Gama, Barbosa, Tomás, Ladeiro, Carronda, Patrício, Batista,Filipe e Lopes



Véspera de NATAL DE 1969 confraternizando com a Companhia aquartelada e residente em Maniamba.



Após o almoço do dia de Natal de 1969.


Pronto para a missão!

A estrada Vila Cabral-Maniamba era um terror! Naqueles 90 Km. eram mais os buracos, prococados por minas, que estrada. 
As viaturas sistematicamente percorriam este percurso mais por fora que por dentro dessa estrada

14 de Agosto de 1969 - uma mina ceifou a vida a 3 camarads e feriu 14,
alguns com muita gravidade.

Na Beira enquanto aguardavamos o embarque no navio NIASSA
que nos levaria até Lisboa.



No NIASSA respirando o ar marítimo enquanto esta "casca de nóz"
nos levava até Lisboa.















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